Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

PREFEITOS DE BRUMADO, MALHADA DE PEDRAS E ARACATU ASSINAM CONVÊNIO COM O TRE-BA.

21 de jul de 2017

Dr. Rodrigo Souza Britto, Sérgio Maia, Terezinha Baleeiro, Dr. José Edivaldo Rocha Rotondanos e Eduardo Vasconcelos.

Pensando em tornar ainda mais seguro o processo de votação eletrônico, a Justiça Eleitoral adotou o sistema biométrico, que é preparado para identificar uma pessoa, por meio da assinatura e das impressões digitais e do reconhecimento de face. O objetivo principal da biometria é garantir ainda mais segurança na hora de votar.O procedimento é dividido em cinco etapas: coleta das digitais de todos os dedos das mãos, registro fotográfico, assinatura digital, revisão dos dados cadastrais e reimpressão de novo título.



Em Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras o recadastramento biométrico é obrigatório. Apesar do prazo de 31 de janeiro de 2018 para realização do procedimento, o TRE da Bahia alerta para que os eleitores compareçam aos postos de atendimento e cartórios eleitorais até o próximo dia 19 de dezembro, quando o judiciário entrará em recesso (Lei 5.010, de 30 de maio de 1966). Estão obrigados a fazer o recadastramento biométrico todos os eleitores, inclusive aqueles cujo voto é facultativo (analfabetos, eleitores com idade entre 16 e 18 anos e os maiores de 70 anos de idade). O cidadão que não fizer o recadastramento dentro do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral terá o título cancelado. Com o cancelamento do título, o eleitor, cujo voto não seja facultativo, poderá ter restrições no CPF, dificuldades para realizar cadastro em benefícios federais, emitir passaporte, receber aposentadoria ou pensão paga pelo governo federal, fazer matrícula em instituição de ensino.



Para fazer com que o cadastramento ocorra de forma satisfatória, nesta sexta-feira (21), no auditório da prefeitura de Brumado,o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, esteve na solenidade de assinatura do convênio entre a Justiça Eleitoral e as prefeituras de Brumado, Malhada de Pedras e Aracatu, visando a realização do Cadastramento Biométrico. Os prefeitos destes municípios, Eduardo Vasconcelos, Terezinha, Sérgio Maia, respectivamente, secretários municipais e populares participaram da solenidade, que também contou com a presença do Juiz Eleitoral da Comarca de Brumado, Dr. Rodrigo Souza Britto.