Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Solidariedade: Caculeense doa cabelos para instituição que fornece perucas a portadoras de câncer

27 de nov de 2018

Um gesto aparentemente simples para muitas pessoas pode ser algo difícil de se fazer para a maioria das mulheres: se desfazer das longas madeixas. Porém, em um gesto da solidariedade, a caculeense Kelly Coutinho, 33 anos, Técnica em Radiologia, se desfez dos seus longos cabelos e os doou para uma instituição que fabrica e doa perucas para mulheres que têm câncer e estão passando pelo processo de quimioterapia.
O Informe Cidade conversou com a caculeense, que é casada e tem um filho, para saber um pouco mais sobre essa história e o que a motivou a praticar um ato de extrema sensibilidade com um problema que atinge a tantas mulheres em todo o país. Além de toda dor causada pela doença e também pelo tratamento, a perda dos cabelos para as mulheres é algo que abala muito a sua autoestima.
Kelly nos contou que há aproximadamente seis anos não cortava tanto os cabelos. “É claro que sempre dava uma aparada, cortava dois ou três dedos no máximo, pra dar uma arrumada só”, conta. “Ele estava muito grande, e sempre tive vontade de cortar, mas nunca tive coragem. Aí com tem o lance da doação, me animei mais pra cortar mais curto.”
Kelly nos contou que a doação dos 30cm do chumaço será feita para a instituição Rapunzel Solidária localizada em São Paulo. A instituição, criada em 2014, foi escolhida pela caculeense após uma pesquisa na internet. (Conheça mais a Rapunzel Solidária clicando aqui).
Questionada sobre sua ação e de que forma isso poderia incentivar outras mulheres a ter a mesma atitude, Kelly foi bem enfática ao responder: “Bom, eu não acho que isso tenha sido um grande ato. Isso é tão pouco diante de tantas coisas que a gente pode fazer pra ajudar quem passa pela doença. Cabelo cresce, e se uma coisa tão simples pode fazer alguém se sentir com autoestima melhor, por que não ne?”
Assim como a Rapunzel Solidária, muitas outras instituições e ONGs que realizam o mesmo tipo de trabalho precisam de apoio e colaboração que só são possíveis com inciativas como a de Kelly. São ações como está que devem ser copiadas e compartilhadas por todos.

Malhada Acontece / Informe Cidade










Os exames laboratoriais na gestação são fundamentais para a prevenção de doenças e complicações no parto. Portanto mamãe a realização desses exames é de extrema importância.

Como fazer os exames para gestantes?

Primeiramente, a mulher deve procurar um ginecologista. É ele quem indicará os exames necessários. A partir disso, a gestante deve buscar um laboratório para fazer as coletas e exames. 

Principais exames:
- Exame de sangue: identificar o tipo sanguíneo; detectar hepatite B, toxoplasmose, HIV, rubéola e sífilis. 
- Hemogramas: diagnostica a anemia.
- Glicemia: se há propensão de Diabetes
- Exame de urina: diagnosticar infecção urinária
- Papanicolau: identificar câncer no colo do útero. 

Cuidar dessa face tão especial da vida é nosso dever. Afinal, a saúde da gestante e a saúde do bebê devem estar sob os cuidados de profissionais experientes e responsáveis.