ADICIONE!

ADICIONE!

Guajeru: agricultores e produtores rurais participam de seminário sobre o cultivo da palma


Um seminário realizado nesta sexta-feira (11), na Câmara Municipal de Vereadores de Guajeru, promovido pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, discutiu o tem: “A tecnologia do cultivo intensivo de palma (TCIP) aplicada em pequenas propriedades rurais do semiárido brasileiro”.
O seminário foi ministrado pelo Engenheiro Agrônomo Paulo Suassuna, consultor do SEBRAE e especialista no cultivo de palma há mais de 20 anos, e reuniu cerca de 180 produtores rurais e agricultores familiares de Guajeru e cidades circunvizinhas como: Condeúba, Malhada de Pedras e Jânio Quadros.
 Seminário reuniu produtores de Guajeru e cidades circunvizinhas.

O Agrônomo Paulo Suassuna, que desde 1994 se dedica ao estudo da palma, desenvolveu um modelo tecnológico de produção denominado TCIP – Tecnologia de Cultivo Intensivo de Palma, que tem como objetivo otimizar a produção, principalmente, em pequenas propriedades. “Esse modelo tecnológico de produção confere uma produtividade de 10 a 12 vezes maior que as obtidas com o sistema tradicional. Hoje no Brasil temos um problema fundiário muito grande porque a maioria das propriedades são formadas por pequenos módulos rurais de 10 hectares a baixo. O nosso grande desafio aqui é fazer com que uma propriedade rural, situada em plena região semiárida do Brasil, possa garantir a subsistência daquela família que tem como fonte de sobrevivência a palma, sobretudo quando cultivada no sistema intensivo”, esclarece.
Paulo Suassuna é consultor do SEBRAE e especialista no cultivo de palma há mais de 20 anos.

O seminário foi dividido em dois momentos, sendo a parte da manhã dedicada ao conteúdo teórico e a parte da tarde ficou reservada à atividade prática, onde foram feitas demonstrações do manejo e plantio da palma forrageira e esclarecidas as dúvidas e questionamentos dos produtores.
O prefeito Gil Rocha esteve no evento e destacou a importância do seminário para os agricultores e produtores rurais do município, que têm no cultivo da palma uma importante fonte de alimento para o seu rebanho. “O nosso governo sempre estará empenhado e dedicado à nossa agricultura familiar, promovendo ações que fortaleçam o homem e a mulher do campo e prova disso é este Seminário que realizamos hoje e que contou com a presença do Agrônomo Paulo Suassuna, uma referência internacional no cultivo da palma”.

O evento teve como parceira a COOTRAF – Cooperativa de Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar, o SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e contou com o apoio da Câmara de Vereadores.



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.