ADICIONE!

ADICIONE!

Alerta: Nível do rio São Francisco chega a 7,46 metros na cidade de Bom Jesus e ultrapassa a última cheia do ano



O nível do rio São Francisco, em Bom Jesus da Lapa, subiu 1,84 metros nos últimos três dias. Nesta segunda-feira (9), a cota é de 7,46 metros e já ultrapassou em 0,13 centímetros a cheia do início do ano, que teve seu ápice no final no dia 5 de fevereiro, chegando a 7,33 metros. O novo aumento do nível do rio volta a deixa as autoridade e ribeirinhos da região em estado de alerta, já que a previsão é que a água continue aumentando nos próximos dias.
De acordo o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a expectativa é que o nível do rio continue subindo. O órgão emitiu um boletim de alerta, informando a população ribeirinha sobre a previsão de deslocamento da cheia do rio São Francisco. Apresentando como base o pico de vazão atingindo na madrugada da última sexta-feira (6) na cidade de Pirapora (MG).
A previsão do CPRM é que o nível do Rio São Francisco nas cidades de Malhada e Carinhanha alcance um pico maior nesta próxima quarta-feira (11) e em Bom Jesus da Lapa no dia seguinte. O boletim ressalta que outros picos podem ocorrer em razão da necessidade de aumento da defluência da Usina de Três Marias.
No Norte e Noroeste de Minas, onde estão os rios a jusante de Três Marias, ainda deve chover significativamente em várias localidades, com acumulados que podem passar dos 100 mm. Por esse motivo, o nível do rio São Francisco deve continuar subindo.
As previsões de longo prazo apontam que ainda pode voltar a chover em várias partes da bacia do rio São Francisco até o fim do mês. 

Fonte: Notícias da Lapa


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.