ADICIONE!

ADICIONE!

Nível do Rio São Francisco aproxima dos 7 metros na cidade de Bom Jesus da Lapa e Serviço Geológico do Brasil emite primeiro alerta de cheia


O primeiro alerta de cheia do Rio São Francisco foi divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil(CPRM) neste sábado(7), após registro de pico de vazão atingindo na madrugada desta sexta-feira (6) na cidade de Pirapora (MG).
A previsão do órgão é de que esse pico seja atingido nos municípios de Malhada e Carinhanha na Bahia na próxima quarta-feira (11) e em Bom Jesus da Lapa no dia seguinte. O boletim ressalta que outros picos podem ocorrer em razão da necessidade de aumento da defluência da Usina de Três Marias. Hoje o volume do lago chegou a 96%. O vertimento foi iniciado na última sexta-feira (28) e aumentado na última quinta-feira (5).
Em Bom Jesus da Lapa, o nível do rio São Francisco chegou a 6,98 metros no final da tarde deste sábado (7). Pelos cálculos do CPRM, a água vertida de Três Marias, a partir do último dia 29, chegaram em território baiano na última quinta-feira.
No início do mês de fevereiro o nível do Rio São Francisco chegou a 7,33 metros acima do normal na cidade de Bom Jesus da Lapa, deixando os ribeirinho em alerta. Pelo nível registrado hoje, falta 35 centímetros para o rio alcançar a mesma cota.
O CPRM não divulga em qual nível o rio chegará na Bahia. Segundo os dados da última cheia, ocorrida em 2012, o nível chegou a 7,07 metros. Na ocasião, comunidades rurais ficaram isoladas e a água chegou a invadir um trecho da BR-030 com a cheia das lagoas. No entanto, naquela época, cidades do Norte de Minas registram vazões cerca de 15% a mais do que as registradas agora.
O nível máximo deve na entrada do lago de Sobradinho deve ser atingido no dia 18. O volume útil nesta sexta-feira chegou a 52,45%.

Fonte: Notícias da Lapa





Publicidade



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.