Chuvas na Bahia: Seis das sete comportas da Usina da Pedra vão ser abertas; Chesf emite alerta


 

A Companhia Hidrelética do São Francisco (Chesf), responsável pela Usina da Pedra, em Jequié, sudoeste baiano, que irá abrir seis das sete comportas do reservatório para dar vazão à água acumulada por causa das fortes chuvas.

Neste sábado (25), o Rio de Contas, onde fica a barragem, transbordou e avançou sobre ruas das cidades de Ubaitaba e Aurelino Leal, que ficam às suas margens. Ubaiataba fica a 100 km de Jequié.

Segundo a Chesf, o reservatório está com 65,76% do volume útil, com afluência (quantidade de água que entra no reservatório) de 743 m³ por segundo e defluência (volume de água que sai) média diária de 363 m³ por segundo.

De acordo com a companhia, com a chuva, a afluência passou para 1.800 m³ por segundo e, por isso, foi necessário, neste domingo (26), elevar a defluência para 800 m³ por segundo para controlar a quantidade de água.

A Companhia Hidrelética do São Francisco ressaltou que esse procedimento de abertura das comportas faz parte de um protocolo de segurança e manutenção rigorosamente calculado e não possui qualquer risco de inundação ou acidente à população próxima do local .

Pedra do Cavalo

Outra usina hidrelétrica baiana, a da Pedra do Cavalo, no recôncavo, está com todas as comportas abertas deste a última quarta-feira (22) e neste domingo (26) a empresa Votorantim Energia, que administra a barragem, soltou um comunicado informando que a o volume de vazão de água será aumentado devido a elevação das chuvas na região. // BNews




Um comentário:

  1. Aí eles verão que é preciso me agradecer pelas chuvas e caso contrário virá a 70 graus de secas .

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.