ADICIONE!

ADICIONE!

Malhada de Pedras completará 59 anos de Emancipação Politica na próxima segunda-feira 12 de julho


 

A cidade de Malhada de Pedras estará celebrando no próximo dia 12 de julho, 59 anos de Emancipação Política.

A pequena cidade de quase dez mil habitantes viu muita coisa mudar em pouco mais de cinco décadas. Durante todo esse tempo, o município cresceu; novos moradores chegaram; o comércio se desenvolveu e, hoje, é uma importante fonte de renda; sem falar na educação que, dentre outras razões, é a principal responsável pelo ingresso de muitos jovens ao ensino superior.

A área que integra o atual município de Malhada de Pedras, anteriormente à data da sua emancipação, pertencia ao município de Brumado. A origem de seu topônimo, segundo antigos moradores, deu-se em razão de existir no local grande quantidade de pedras e ai o gado se reuniam em lotes para dormir. Sabe-se que o ano de 1915, o território do município era encoberta por lugarejo somente três casas formando a comunidade. Pouco tempo depois os primeiros moradores doaram suas terras a varias famílias, que ali se fixaram concorrendo com seu trabalho para o progresso e consequentemente evolução da localidade. Aos poucos a povoação foi crescendo, surgindo aqui e ali pequenas casas. Em 1944 surgiram os primeiros trilhos (Viação Férrea Federal do Leste Brasileiro, na extensão do trecho Malhada de Pedras – Umburanas). Em 12 de julho de 1962, o povoado de Malhada de Pedras desmembrou-se da cidade de Brumado e tornou-se município, pela Lei Estadual nº 1710, projeto de autoria do então Deputado Estadual Oldack Neves.

Desde a sua emancipação politica, onze prefeitos já passaram pela administração municipal. O primeiro deles foi Catarino dos Santos Pereira, que morreu anos depois, após deixar a prefeitura. Atualmente, o município tem como o prefeito Carlos Roberto Santos da Silva, ''popular Beto de Preto Neto'' que está no primeiro ano de mandato.

As 59 velas desse aniversário serão apagadas com força, por milhares de pessoas, acompanhadas de pedidos para todos os gostos.






Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.