Secretarias de Guajeru participam de reunião em Salvador visando o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social
A Prefeitura de Guajeru, através da gestão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, segue estabelecendo o diálogo com as instâncias estaduais para o avanço da assistência social no município.
Cumprindo agenda em Salvador, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Ronilda Maria Oliveira, juntamente com a secretária de Relações Institucionais Marta Lima, estiveram representando o município de Guajeru em importantes encontros para o fortalecimento do SUAS na Bahia.
O primeiro encontro do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado da Bahia (COEGEMAS) de 2023 que aconteceu nesta última segunda-feira, 23/01, tratou de assuntos como plano de trabalho anual e as perspectivas para a aprovação da PEC 383/2017, que prevê o repasse de 1% da receita corrente líquida (RCL) da União para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Já na terça-feira, 24/01, com a presença marcante do governador da Bahia Jerônimo Rodrigues, do vice Geraldo Júnior, da secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia, Fabya Reis e demais superintendentes que compõem a pasta, a primeira reunião da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB) de 2023 reuniu gestoras e gestores estaduais e municipais da assistência social de diversos municípios baianos para dialogar acerca do tema: "Caminhar de mãos dadas para assegurar a assistência social".
Durante a reunião da CIB, o governador ouviu as demandas estratégicas, reafirmou o compromisso de garantir melhorias assistência social nos municípios e ainda propôs aos secretários e secretárias da Assistência Social dos municípios baianos, a elaboração de um plano de combate à fome, para que, diante das perspectivas de cada território, os governos municipais, estadual e federal possam caminhar juntos no enfrentamento às desigualdades sociais em toda Bahia.
"A participação nestas plenárias é de extrema importância para os municípios. Espaços para discussões, deliberações e pactuação das políticas públicas de assistência social". Afirma a secretaria.



Nenhum comentário: